Informações Conceito Sobre o Estilo de Época (Romantismo)
- romantismo-2016
- 3 de abr. de 2016
- 2 min de leitura
Em meados do século XVIII novas transformações começam a delinear-se na mente do homem da época que se mostrava descontente com o reinado do rei e com o poder da Igreja, onde tudo era designado à Igreja, onde Deus era o principal, ou seja, conhecimento reflexão não tinha espaço. A imaginação começa a predominar sobre a razão a sensibilidade espontânea, o entusiasmo, o emocional. Os autores românticos voltavam-se cada vez mais para si mesmos, retratando um drama humano, amores trágicos, idealização e fuga.
O Romantismo sofreu grande influência da Revolução Francesa, onde a população lutava por uma sociedade mais harmônica, em que os direitos individuais fossem respeitados, traduziu-se essa expectativa na Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão. O iluminismo foi um processo desenvolvido para corrigir as desigualdades da sociedade e garantir os direitos naturais do indivíduo, como a liberdade e a livre posse de bens. Os iluministas acreditavam que Deus estava presente na natureza, e também no próprio indivíduo, sendo possível descobri-lo por meio da razão, a civilização criticava o poder absoluto do rei. Foram a partir dos Iluministas que surge o lema: Liberdade, Igualdade e Fraternidade. O Romantismo também sofreu influencia da Revolução Industrial que gerou novos inventos com o objetivo de solucionar os problemas técnicos decorrentes do aumento de produção, provocando a divisão do trabalho e o início da especialização da mão-de-obra.
A Alemanha e a Inglaterra foram pioneiras no romantismo, mas foi a França que divulgou a nova tendência. Em Portugal, o poema “Camões” de Almeida Garret foi o marco maior do Romantismo no país.
O livro de poesias “Suspiros Poéticos e Saudades” e a revista de Niterói são considerados o marco inicial do Romantismo no Brasil. As duas obras lançados no ano de 1836.
O momento histórico em que ocorreu o Romantismo no Brasil deve ser visto a partir da chegada da Família real, em 1808, que leva o Rio de Janeiro a viver um processo de urbanização e intelectual. Esse período foi diretamente influenciado pela Revolução Francesa. Após a queda da Bastilha, recebemos um legado “Liberdade, Igualdade e Fraternidade”, agora se pode caminhar com os próprios pés. Essa Revolução é muito importante para a produção da histórica e cultural brasileira. A família Real vem para o Brasil com toda a nobreza. Levando o Rio de Janeiro a ser capital do Brasil. Ocorre então também a independência do Brasil. Liberdade começa a surgir, artistas vão ter liberdade de expressão para escrever. A aristocracia começa a perder espaço. Agora a o fim das barreiras entre as classes.
Коментарі