top of page

Romantismo - Cecília Meireles (Análise)

  • romantismo-2016
  • 2 de abr. de 2016
  • 1 min de leitura

Análise do Poema

Explicação: Cecília Meireles foi uma autora da escola literária Modernismo, que será estudada no próximo ano. Cecília, em suas obras, geralmente, nos transmite a ideia de que tudo é efêmero, como por exemplo, o sentimento. Ela possui esse ideal, pois desde muito nova sofreu grandes perdas familiares. Esse poema, como muitos outros de sua autoria, apresenta características do Romantismo. Podemos perceber isso nitidamente no desenrolar da leitura. Percebemos também que o eu lírico não está sozinho, o poema deixa isso bem claro ao utilizar o plural para se referir “aos personagens”.

Na primeira estrofe, no terceiro verso, ao citar “flores de prata”, podemos notar a idealização da natureza, que é uma das principais características do Romantismo.

Na segunda estrofe vemos o que é o amor para o eu lírico, nela também observamos outras características do Romantismo, que são a interação da natureza com o eu lírico e o exagero sentimental, notamos também que existe um pouco de fantasia ao citar “verdes reinos encantados” no sétimo verso. E o que é o amor para você? Para ele é estar em contato com a natureza e apreciar sua beleza.

Na terceira e quarta estrofes entende-se que tudo o que o eu lírico viveu foi passageiro e ficará apenas em sua memória, e que irá chorar ao lembrar de sua história e de tudo o que viveu com a pessoa amada.

Metáfora: As lembranças serão folhas secas pairadas no ar.

Comments


PESQUISE NO BLOG
VISTAS
FACEBOOK
PLAYLIST ♩♫

© 2023 por Amante de Livros. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page